O Engenho Camaragibe localiza-se no município de mesmo nome e é um dos principais atrativos turísticos dessa cidade. Em 1545 o donatário da Capitania de Pernambuco Duarte Coelho de Albuquerque doa uma carta de sesmaria a Diogo fernandes que, em 1549, levantou o Engenho Camaragibe. Pertencente a freguesia da Várzea, era localizado nas margens do riacho Camaragibe, afluente do Rio Capibaribe, cujo nome significa "rio dos camarás" na língua tupi. Camarás é uma espécie de planta conhecida popularmente como chumbinho.
Diogo Fernandes era cristão-novo (judeu convertido à força ao catolicismo) e foi casado com Branca Dias, também judia e acusada pelo tribunal de Inquisição como suspeita de práticas judaizantes. Com um ataque dos índios em 1555, o engenho que só possuía os canaviais e a casa-grande, foi destruído, sendo reconstruído em 1563 com a ajuda de Bento Dias de Santiago (outro cristão-novo). Com a morte do marido entre 1563 e 1567, Branca Dias assumiu o engenho cuja casa-grande possuía um oratório dedicado a San Tiago. Por isso o engenho era também conhecido como Engenho de San Tiago.
Branca Dias teve vários filhos e foi uma das pioneiras na educação feminina em Pernambuco ensinando as mulheres a fiar, costurar e bordar. Acusada pela própria mãe, foi levado ao tribunal de inquisição, sendo que não chegou a ser condenada. Continuou sendo perseguida e suspeita, mesmo após a sua morte, pois os católicos não aceitavam que os corpos de "hereges" ficassem sepultados em suas igrejas.
Com a invasão holandesa o Engenho Camaragibe ficou destruído e no século XIX, em visita a Pernambuco, o inglês Henry Coster afirmou que o Engenho Camaragibe era um dos mais importantes da região. Hoje, o Engenho Camaragibe possui ainda a casa-grande com um oratório em seu interior, a fábrica ou moita e uma vila de casas. Situada ao lado do Parque Camaragibe, a casa é conhecida como "casa de Maria Amazonas" por ser esta sua atual proprietária. A casa original foi completamente reformada sofrendo sucessivas alterações, mudando inclusive a fachada frontal. A atual casa possui estilo eclético do final do século XIX. É tombada a nível estadual pela FUNDARPE.
24 comentários:
Muito bonita minha cidade não é, gostei das fotos e da iniciativa de fazer um trabalho de comunicação e turismo, Chirlene.
Sinto-me orgulho por ter nascido nesta cidade maravilhosa, hoje resido em Maceió, mas o meu amor por esta cidade não tem tamanho.
Amo Vc Camaragibe.
Givanildo Oliveira
Camaragibe possui muitas atrações turísticas,porém não são divulgados.Assim precisamos de um marketing mais estruturado.
realmente a historia de camaragibe é muito instigante. estou pesquisando a mesma se alguem tiver algum material e queira compartilhar...agradeço
ola pessoal meu nome emarcos eu morei em camaragibe 26 anos da minha vida e foi munto legal porke camaragibe posuia muntas requesa naturas pricipalmente tabatinga como rio famozo como rio do sau erio do padre era de mais foi muinto bom asss marcos
NASCI E MORO EM CAMARAGIBE E ME SINTO ORGULHOSA POR ISSO.ESTOU FAZENDO UMA PESQUISA SOBRE OS PONTOS HISTÓRICOS DA MESMA E A CADA DIA QUE PASSA ME SINTO MAIS MARAVILHADA COM ESSA INSTIGANTE HISTÓRIA.CAMARAGIBE SÓ PRECISAVA QUE ALGUÉM DIVULGASSE ESSA HISTÓRIA E DESPERTASSE NA POPULAÇÃO O INTERESSE PELAS SUAS ORIGENS.
QUEM QUISER SABER MAIS SOBRE A PESQUISA É SÓ ENTRAR NO MEU ORKUT(KAROL-KEROLAYNE2HOTMAIL.COM) OU ENTÃO VISITAR A AMOSTRA CIENTÍFICA E CULTURALDA E.F.P.C.A. QUE ACONTECERÁ DIAS 26 E 27 DE NOVEMBRO.
VIVA CAMARAGIBE,TERRA DOS CAMARÁS!!!
Sou Jorge LIma, moro em Recife, mas tenho uma grande admiraçao por camaragibe. Sou professor de Estudo Sociais, formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, e fico encantado quando passo pelo casarão da praça, vou fazer uma visita logo em breve para conhecer melhor a historia de camaragibe. grato.
SOU ALESSANDRA SILVA ESTOU EM SP ATUALMENTE, MAS QUERO VOLTAR PRA ESSA CIDADE ONDE NASCI EM 83 E FUI CRIADA SAI DELA EM 2005, QUE SAUDADES MINHA CIDADE LINDA QUE SAUDES MEU CAMARÁ...VOLTAREI COM TUDO!!!!
eu nasci e moro em camaragibe,tambem trabalho aqui,sou professora do projovem e amoooo minha cidade de verdade,sei das dificuldades,mas qual cidade ñ tem? sou camaragibense de coração!!! nyce mendes
EU AMOOO MINHA CIDADE ADORO MORAR AQUI,TENHO APENAS 9 ANOS MAS GOSTO DAQUI E MINHA FAMILIA TAMBEM É TODA DAQUI E CAMARAGIBE TEM MUITOS ATRATATIVOS E PRICIPALMENTE A PRAÇA E ESTA LINDA CASA DE MARIA AMAZONAS!!!!
CLEYSON GONÇALVES
albênia disse...
Também vejo Camaragibe como uma cidade bela e gostosa de se viver.Porém a questão do transporte público aqui parece-me sem solução, é angustiante e estressante andar 10Km em Vans lotadas todos os dias para trabalhar (Aldeia) ou pegar um ônibus para dirigir-se à Recife. Tirando a questão da segurança(outro problema)é o transporte que pede a atenção do poder publico.
filha de maria venha ver aqui essas invasões aqui no sítio mesquita ja descendo pro viana todo mundo cercou agora começaram a construir eu moro de frente ja to vendo a bagaceira que vai ficar é de frente pra cidade da copa ja ta cobrindo todo mundo virou dono ate quem ja tem casa pegou assim era melhor que fosse os mst
descupe ter escrito aqui mais o unico jeito que achei de lhe dizer das fotos eu gostei e acho que é um previlégio logo de frente a entrada da cidade esse palacete historico.
Amo minha cidade I Love Camaragibe
Amo minha cidade I Love Camaragibe
Nasci em Recife, mas tive o prazer de me criar em Camaragibe. Lá pude viver coisas e sentimentos que os meus filhos em São Luís-MA, não poderão. As azeitonas de Maria Amazonas eram as mais gostosas, acredito que pelo risco de tirá-las, o bode com macaxeira do mercado, penarol, Clube da ASBAL, as brincadeiras na Vila da Inabe.Tempo bom que não volta mais.
Nasci em Recife, mas tive o prazer de me criar em Camaragibe. Lá pude viver coisas e sentimentos que os meus filhos em São Luís-MA, não poderão. As azeitonas de Maria Amazonas eram as mais gostosas, acredito que pelo risco de tirá-las, o bode com macaxeira do mercado, penarol, Clube da ASBAL, as brincadeiras na Vila da Inabe.Tempo bom que não volta mais.
Con
Concorso, encontrei informações por acaso. Meu filho vive a 1 ano em Camaragibe e nunca ouviu falar do engenho. Uma pena
Concorso, encontrei informações por acaso. Meu filho vive a 1 ano em Camaragibe e nunca ouviu falar do engenho. Uma pena
Con
Oxi
Postar um comentário