domingo, 27 de janeiro de 2008

Uma rica história no Engenho Camaragibe

Por James Davidson



O Engenho Camaragibe localiza-se no município de mesmo nome e é um dos principais atrativos turísticos dessa cidade. Em 1545 o donatário da Capitania de Pernambuco Duarte Coelho de Albuquerque doa uma carta de sesmaria a Diogo fernandes que, em 1549, levantou o Engenho Camaragibe. Pertencente a freguesia da Várzea, era localizado nas margens do riacho Camaragibe, afluente do Rio Capibaribe, cujo nome significa "rio dos camarás" na língua tupi. Camarás é uma espécie de planta conhecida popularmente como chumbinho.



Diogo Fernandes era cristão-novo (judeu convertido à força ao catolicismo) e foi casado com Branca Dias, também judia e acusada pelo tribunal de Inquisição como suspeita de práticas judaizantes. Com um ataque dos índios em 1555, o engenho que só possuía os canaviais e a casa-grande, foi destruído, sendo reconstruído em 1563 com a ajuda de Bento Dias de Santiago (outro cristão-novo). Com a morte do marido entre 1563 e 1567, Branca Dias assumiu o engenho cuja casa-grande possuía um oratório dedicado a San Tiago. Por isso o engenho era também conhecido como Engenho de San Tiago.




Branca Dias teve vários filhos e foi uma das pioneiras na educação feminina em Pernambuco ensinando as mulheres a fiar, costurar e bordar. Acusada pela própria mãe, foi levado ao tribunal de inquisição, sendo que não chegou a ser condenada. Continuou sendo perseguida e suspeita, mesmo após a sua morte, pois os católicos não aceitavam que os corpos de "hereges" ficassem sepultados em suas igrejas.




Com a invasão holandesa o Engenho Camaragibe ficou destruído e no século XIX, em visita a Pernambuco, o inglês Henry Coster afirmou que o Engenho Camaragibe era um dos mais importantes da região. Hoje, o Engenho Camaragibe possui ainda a casa-grande com um oratório em seu interior, a fábrica ou moita e uma vila de casas. Situada ao lado do Parque Camaragibe, a casa é conhecida como "casa de Maria Amazonas" por ser esta sua atual proprietária. A casa original foi completamente reformada sofrendo sucessivas alterações, mudando inclusive a fachada frontal. A atual casa possui estilo eclético do final do século XIX. É tombada a nível estadual pela FUNDARPE.


17 comentários:

Anônimo disse...

Muito bonita minha cidade não é, gostei das fotos e da iniciativa de fazer um trabalho de comunicação e turismo, Chirlene.

Anônimo disse...

Sinto-me orgulho por ter nascido nesta cidade maravilhosa, hoje resido em Maceió, mas o meu amor por esta cidade não tem tamanho.
Amo Vc Camaragibe.
Givanildo Oliveira

Jeany disse...

Camaragibe possui muitas atrações turísticas,porém não são divulgados.Assim precisamos de um marketing mais estruturado.

Anônimo disse...

realmente a historia de camaragibe é muito instigante. estou pesquisando a mesma se alguem tiver algum material e queira compartilhar...agradeço

Anônimo disse...

ola pessoal meu nome emarcos eu morei em camaragibe 26 anos da minha vida e foi munto legal porke camaragibe posuia muntas requesa naturas pricipalmente tabatinga como rio famozo como rio do sau erio do padre era de mais foi muinto bom asss marcos

kerolayne disse...

NASCI E MORO EM CAMARAGIBE E ME SINTO ORGULHOSA POR ISSO.ESTOU FAZENDO UMA PESQUISA SOBRE OS PONTOS HISTÓRICOS DA MESMA E A CADA DIA QUE PASSA ME SINTO MAIS MARAVILHADA COM ESSA INSTIGANTE HISTÓRIA.CAMARAGIBE SÓ PRECISAVA QUE ALGUÉM DIVULGASSE ESSA HISTÓRIA E DESPERTASSE NA POPULAÇÃO O INTERESSE PELAS SUAS ORIGENS.
QUEM QUISER SABER MAIS SOBRE A PESQUISA É SÓ ENTRAR NO MEU ORKUT(KAROL-KEROLAYNE2HOTMAIL.COM) OU ENTÃO VISITAR A AMOSTRA CIENTÍFICA E CULTURALDA E.F.P.C.A. QUE ACONTECERÁ DIAS 26 E 27 DE NOVEMBRO.
VIVA CAMARAGIBE,TERRA DOS CAMARÁS!!!

junera900 disse...

Sou Jorge LIma, moro em Recife, mas tenho uma grande admiraçao por camaragibe. Sou professor de Estudo Sociais, formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, e fico encantado quando passo pelo casarão da praça, vou fazer uma visita logo em breve para conhecer melhor a historia de camaragibe. grato.

Anônimo disse...

SOU ALESSANDRA SILVA ESTOU EM SP ATUALMENTE, MAS QUERO VOLTAR PRA ESSA CIDADE ONDE NASCI EM 83 E FUI CRIADA SAI DELA EM 2005, QUE SAUDADES MINHA CIDADE LINDA QUE SAUDES MEU CAMARÁ...VOLTAREI COM TUDO!!!!

Anônimo disse...

eu nasci e moro em camaragibe,tambem trabalho aqui,sou professora do projovem e amoooo minha cidade de verdade,sei das dificuldades,mas qual cidade ñ tem? sou camaragibense de coração!!! nyce mendes

Anônimo disse...

EU AMOOO MINHA CIDADE ADORO MORAR AQUI,TENHO APENAS 9 ANOS MAS GOSTO DAQUI E MINHA FAMILIA TAMBEM É TODA DAQUI E CAMARAGIBE TEM MUITOS ATRATATIVOS E PRICIPALMENTE A PRAÇA E ESTA LINDA CASA DE MARIA AMAZONAS!!!!
CLEYSON GONÇALVES

♫Luana♪ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
albênia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
albênia disse...

albênia disse...
Também vejo Camaragibe como uma cidade bela e gostosa de se viver.Porém a questão do transporte público aqui parece-me sem solução, é angustiante e estressante andar 10Km em Vans lotadas todos os dias para trabalhar (Aldeia) ou pegar um ônibus para dirigir-se à Recife. Tirando a questão da segurança(outro problema)é o transporte que pede a atenção do poder publico.

simone disse...

filha de maria venha ver aqui essas invasões aqui no sítio mesquita ja descendo pro viana todo mundo cercou agora começaram a construir eu moro de frente ja to vendo a bagaceira que vai ficar é de frente pra cidade da copa ja ta cobrindo todo mundo virou dono ate quem ja tem casa pegou assim era melhor que fosse os mst

simone disse...

descupe ter escrito aqui mais o unico jeito que achei de lhe dizer das fotos eu gostei e acho que é um previlégio logo de frente a entrada da cidade esse palacete historico.

Anônimo disse...

Amo minha cidade I Love Camaragibe

Anônimo disse...

Amo minha cidade I Love Camaragibe