sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Monte dos Guararapes, Muribeca, Serra da Macambira

O PE Redescoberto vem mostrar hoje as belezas de Jaboatão dos Guararapes onde praticamente não existe distância entre o município e a cidade do Recife, faz divisa com as cidades de Moreno, São Lourenço da Mata e Cabo e é formada pelos distritos de Cavaleiros e Prazeres.


Nossa primeira parada é no Montes dos Guararapes, palco das batalhas entre luso-brasileiros e holandeses no séc. XVll, tendo como resultado a expulsão dos holandeses do território Pernambucano motivo pelo qual a cidade é conhecida hoje como o berço da pátria e que deu origem ao Exército brasileiro local onde também está situado o Parque Histórico dos Guararapes.


As batalhas tiveram como seus principais precursores:

João Fernandes Vieira (comandante)

Felipe Camarão (representante indígena)

André Vidal de Negreiros (responsável pelas tropas vindas do interior)

Henrique Dias (filho de ex-escravos e um dos principais combatentes)

Antonio Cardoso (combatente especialista em emboscadas)

O primeiro nome da cidade era apenas Jaboatão, palavra de origem indígena “Yapoatan” nome oriundo de uma árvore da região, e após a batalha o nome passou a ser Jaboatão dos Guararapes.


Nossa segunda parada é na Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, erguida em meados do séc. XVII é o símbolo da conquista entre portugueses e brasileiros contra os holandeses. Sua fachada arenítica apresenta conchas e pedras dos arrecifes e no seu interior azulejos vindos de Portugal.



Da Igreja de Nossa Senhora do Prazeres seguimos para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos de Muribeca, e visitamos os escombros da Igreja de Nossa Senhora dos Homens Pretos.





Passamos ainda pelo engenho Macujé onde está situado o riacho Suassuna até chegarmos a Colônia dos Padres Salesianos e a serra da Macambira onde terminamos nossa aventura com uma belíssima paisagem que nos presenteou com uma natureza exuberante!



Osvaldo Ferreira
Prof. de História

Nenhum comentário: