sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Praia Del Chifre

A praia Del Chifre está localizada entre Recife e Olinda próxima a um quartel da marinha e das residências militares. A isso se deve o nome, pois, quando os maridos, marinheiros e oficiais viajavam, as esposas os traiam, que no jargão popular significa colocar chifres. O nome então pegou e a praia é linda, uma área que seria ótima para o lazer e o turismo, estando ali bem perto às ruínas do antigo forte, conhecido como Fortaleza do Buraco. Além da vegetação constituída por manguezais e restingas.


A restinga é uma formação vegetal ocorrente em praticamente todo o nosso litoral. Trata-se de uma vegetação nativa em solos arenosos e salinos que evolui de espécies forrageiras, até grupos arbóreos e arbustivos de maior porte; além de apresentar diversificada fauna e flora nativas. Transição entre as dunas, onde se inicia, e as matas, a restinga tem normalmente como um de seus limites naturais, o interior do continente, a mata Atlântica com maior variedade de espécies e extrato arbóreo mais volumoso.

No entanto, o acesso à praia Del Chifre é um tanto perigoso por passar pela comunidade do Maruim, além, de estar visivelmente poluída e, portanto inapropriada ao uso. O rio Beberibe desemboca em oceano aberto na praia, levando todo o lixo jogado nele. Pode-se encontrar de sapato a garrafas Pet ou de vidro. Portanto, os problemas que envolvem o meio ambiente, não estão só ligados à questão da saúde da população. Nesse caso, afetam um dos ecossistemas mais delicados do planeta, e que aqui é considerado essencial, pois dele dependem várias pessoas para sobreviver e representa um quadro de inspiração para muitos de nossos artistas. Trata-se dos manguezais. Não é à toa que a expressiva cena artístico-musical contemporânea de Pernambuco, uma das mais ricas surgidas no país na última década, denomina-se Movimento Mangue, e tenha como principal símbolo o músico e compositor Chico Science, olindense que sempre se mostrou antenado na cena cultural e social da cidade. Conta-se até, que era lá onde Chico Science e seus amigos surfavam e que a paixão pela praia Del Chifre se transformou em música, Del Chifre's Beach, fechando o disco: Nação Zumbi Rádio S.AMB.A.





O PE_Redescoberto não quer só mostrar a beleza do nosso Estado, mas também mostrar nossa indignação pelos problemas ambientais. Pois o lazer é um direito de todos e a praia, sendo um espaço público, não pode ser transformada em um aterro de lixo.




Por Leonila Acioly


4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns leonila! ficou ótimo1 Continue assim!

Moacir disse...

Parabéns!! O texto ficou muto bem escrito e nos desperta a consciência para a preservação de mais este belo e maltratado espaço do nosso litoral.

Pedro S disse...

http://subindoladeira.blogspot.com/2008/08/ecologia-marinha.html

Unknown disse...

Além de blogs e comentários "revoltados" qual seria a melhor forma de nós podermos recuperar a praia de Del Chifre?...
Conheço algumas pessoas que estão bastante interessadas em realizar um multirão para decidir qual seria a melhor alternativa para que a gente possa recuperar a pria de uma forma que agrida ao mínimo o meio ambiente.