sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Matriz da Luz


O povoado de Matriz da Luz ou Nossa Senhora da Luz é o 2° distrito do município de São Lourenço da Mata e situa-se a alguns quilômetros a oeste do centro dessa cidade. Localizado em uma colina que serve de divisor de águas entre as bacias do Rio Capibaribe e do Rio Jaboatão, o povoado de matriz da Luz é cercado por antigos engenhos de cana-de-açúcar e canaviais, o que dá um ar bucólico ao local. Seu nome deve-se a igreja principal do povoado que está sob a invocação dessa santa.


Segundo o historiador Pereira da Costa, a Igreja de Nossa Senhora da Luz, erguida inicialmente como capela, já existia em 1540 como consta de um documento de demarcação de terras. Sendo assim, levando em consideração as igrejas que ainda estão de pé, ela seria uma das mais antigas de Pernambuco e do Brasil. A povoação cresceu em torna da capela e, segundo documentos do período holandês, ela era conhecida como Povoação da Muribara e, assim como em toda região vizinha, era muito rica em pau-brasil. Hoje, além da Igreja de Matriz da Luz, o povoado conta com a Igreja de Nossa senhora dos Homens Pretos, de data posterior.




A Igreja de Matriz da Luz sofreu várias ampliações e modificações ao longo do tempo. Por isso é possível constatar nela elementos arquitetônicos típicos de vários períodos, sendo difícil situá-la em um estilo único. Porém, percebemos elementos clássicos em sua fachada. Seu interior é simples e segundo informações fornecidas pelo responsável pela igreja alguns elementos originais foram retirados. Apesar disso, há ainda uma pia batismal do século XVI e seteiras na parte posterior da igreja o que indica uma função secundária de "forte". Ainda segundo informações fornecidas, na última reforma foram encontrados esqueletos dentro de uma das paredes que provavelmente eram de pessoas importantes da região. Sua torre sineira fica no lado esquerdo.
No outro extremo do largo principal do povoado encontra-se a pequena Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Pertencente à irmandade dos pretos, provavelmente foi construída por estes para a realização de seu cultos. Ela é muito simples tendo passado por uma restauração no ano de 2007. Seu interior é modesto com altar-mor e teto sustentado por tesouras de madeira.



No entorno do povoado, encontram-se ainda vários engenhos como o Tapacurá(tombado a nível estadual), o Curupaity, Pixaó, São José, Colégio, Muribara, entre outros. Alguns destes possuem ainda suas casas-grandes e outros componente típicos de um engenho. Mas devido a nossas limitações não pudemos visitá-los. A Igreja de Matriz da Luz é tombada pela FUNDARPE e seu entorno já sofreu alterações não previstas como a edificação de mais de um pavimentos nas casas e alterações nas fachadas. Poucas são as casas que conservam suas características originais no povoado.


O PE_REDESCOBERTO visita mais um lugar interessante e pouco conhecido no nosso estado. Matriz da Luz é uma ótima opção para a realização de um turismo cultural e para quem quer fugir do stress de uma grande cidade como o Recife! E o melhor: a poucos quilômetros da capital de nosso estado!



Por James Davidson

29 comentários:

Anônimo disse...

QUE maravilha vcs terem redescoberto este cenário quase que desconhecido. E fica tão próximo de nós. Situa -se na regioão Metropolitana do Recife.
PARABÉNS!!!!
chirlene (NUPIC/FAFIRE)

Unknown disse...

Vocês estão de parabéns por terem descoberto Matriz da Luz, meu canto, meu lugar, meu paraíso...
Estou distante há alguns, mas este lugar continua inesquecível...
Matriz da Luz entre outras mil és tu "Terra Adorada"...!

Anônimo disse...

Parabens pelo trabalho, mostrando Matriz da Luz vocês também estão mostrando um pedacinho da história do Brasil. Eu Moro aqui em Matriz da Luz e agradeço pelo povo de nosso municipio.

Anônimo disse...

1Pelo tempo que Matriz da luz ja existe no tempo passado ja era pra ser uma cidade porque nâo è

Anônimo disse...

Matriz da luz que povoado lindo e maravilhada que pena que nâo tem um prefeito que cuida deste distrito parabens atodos que mora nesta regiâo tâo desconhecida dos polìticos Joâo Batista de Recife .

Anônimo disse...

parabes pesoal por moa nesta sidadizinha jamorei egostei bastante tenho saudades eu tive um ba amarelo meu nome e paulo silva

Anônimo disse...

Sou pastor da primeira Igreja Batista em Matriz da Luz, e fiquei muito feliz em ver nosso distrito sendo divulgado para todo mundo através desta iniciativa. Nosso povo é simples, mas muito hospitaleiro.Venham nos visitar.
Pastor Roberto Ricardo

Klebson Alves disse...

Meu nome é Klebson Alves sou natural de Recife, mas mudei-me para esse cantinho marivilhoso do Brasil aos 05 anos de idade.Portanto sou muito conhecido, pois faço parte da Associação dos moradores e tenho um trabalho social na comunidade voltado para crianças"também conhecido como o palhaço Gata Maga" e quem desejar conhecer, vai encontrar-me no Objetivo Bar, que fica do lado da Igreja onde os negros celebravam as Missas, a dona desse bar chama-se Rosita, la você vai encontrar petiscos saborosos, como Sururu de coco, Buchadinha de Bóde e outros.Parabéns pela descoberta desse cantinho maravilhoso, que fica entre os mais antigos de nosso pais.Por favor políticos olhem mais para essa comunidade tão sofrida, e tenho orgulho em dizer a todos, sou de Matriz da Luz!

coleguinha disse...

venham conhecer a festa de nossa senhora da luz gue esse ano aconteçera nos dias 06/07 de fevereiro de 2010 venham e apreçiem a festa da padroeira e tambem tera a grande procissão gue aconteçera no dia 07/02/2010

JANDA disse...

Olá gente de todo mundo! Estou muito feliz por ´ter encontrado alguém falando de minha terrinha maravilhosa, foi nesse pedacinho de chão que nasci, cresci ,fiz meus maiores e melhores amigos.Sou uma pessoa privilegiada por ter vivido minha infância e adolescência nesse lugar, onde parecia que o tempo parou e a gente vivia em outro século, o XVIII talvez... Não sei. Se é pretenção minha, mas, sempre sonhei ver MATRIZ DA LUZ tão visitada, elogiada e conhecida mundialmente como OLINDA que é o lugar que vivo hoje, e posso afirmar que MINHA TERRA, não deixa nada a desejar. Só precisa de mais ivestimento para melhorar a infra-extrutura,e também mais divulgação. ATENÇÃO! Governantes vamos investir em MATRIZ DA LUZ, já que SÃO LOURENÇO vai ser a cidade da copa, quem sabe MATRIZ DA LUZ não pode ser uma das principais atração turistica? Parbeniso todos que fizeram esse documentário, ficou ótimo. Um beijo no coração de todos os meus amigos daí, saudades de tudo e todos.

edi disse...

SHOW DE BOLA.. EU SEMPRE SOUBE Q EM MATRIZ DA LUZ TINHA E TEM PESSOAS TÃO INTELIGENTE E ENVOLVIDAS COM O INTERESSE DESSE POVOADO TÃO ESPECIAL. PASSEI MINHA INFÂNCIA E ADOLECENCIA,NESSE CHÃO MARAVILHOSO, CURTINDO TODAS COM MEUS AMIGOS;(KLEBSON,JAELSON,VIEIRA,JOSE DE SEU ALCIDES ,E JOSAFÁ..ADORO ESSE LUGAR E AMEI SABER Q VCS CONTINUA TOMANDO CNTA DELE..VALEU

Rogerio Aquino disse...

Olá pessoal meu nome ROGERIO sou AFILHADO de Dona GAL viuva do MAJOR a 1ª tive ai tinha 11 anos adorei cidade pacata um povo humilde simples mas hospitaleiro meu sogro Finado Sr. ABEL irmao de Dona Gal e Irene ela e prima de Carmo ,Socorro,Edna,Dolores, Lucia e Ricardo que mora na Imbiribeira lembro quando iamos p op terço e depois trocava de roupa p ir queimar a cana para no outro dia o pessoal ir cortar tomar banho de rio ia para tapacura engenho colegio sao tempos bonws que nao voltam mas ficou so as lembranças uma das fotos mostra a padaria que foi do meu padrinho a que esta junto da casa que continua com a mesma forma de construção de antigamente a outra e a que esta junto da casa azul com janela verde esse barracao verde com nome mercadinho foi do meu sogro Abel quando morou ai sou apaixonado por essa cidade me sinto matriz da luzence lembranças a Genival, a irma dele,Toni de Severina, Rege deposito de bebidas de frente a casa de dona Gal na rua ao lado da igreja, Marcos Vereador, Biu de Ismael Vizinho de Minha madrinha , Caroço do IML, Baiano, esse ano estava trabalhando não deu p/ ir a festa mas sempre que tenho tempo vago fujo para ver meu povo um dia comprarei uma casa nesse local pois sou apaixonado lembro muito quando ia assistir televisão na praça, aos bailes no ponte preta, no colegio coisas simples que eu adoro parabens, breve estarei ai beijos e abraços a todos ate breve !

VIEIRA MELO disse...

OLÁ PESSOAL. PARABÉNS. MEU NOME É VIEIRA MELO, CHEGUEI A ESTA TERRINHA AOS 9 ANOS E FIQUEI ATÉ OS 28, E SOU ORGULHOSO EM DIZER QUE VIVI ALI. TIVE GRANDES AMIGOS NA INFANCIA: JAELSON, EDIVAN(QUE ESTÁ EM SÃO PAULO COM OS IRMÃOS EDMILSON E EDIVALDO), KLÉBSON, JOSÉ, O SAPO E MUITOS OUTROS QUE NÃO CONSIGO ESQUECER. AGORA COMO SÃO LOURENÇO É CIDADE DA COPA, VEREMOS O QUE OS GOVERNANTES FARÃO, SE PELO MENOS APÓIAM PESSOAS INTERESSADAS NA EXPANSÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE O NOSSO TURISMO(POR SINAL TÃO BELO).
PARABÉNS A TODOS, PELO TRABALHO. E NAÕ VOU DEIXAR DE ACESSAR ESTE SITE. ABÇOS.

Anônimo disse...

Olá para todos, meu nome é Cláudio Oliveira, sou de Matriz da Luz. Há 11 anos que saí de lá, porém, sempre vou visitar os meu pais que ainda moram lá (Sebastião=seu Baixa)e, Maria Severina (dona Maria). gosto muito desse distrito, amo de coração, pois, foi aí que cresci. Infelizmente este lindo lugar é ainda hoje esquecidos pelos prefeitos e governos. um lugar tão antigo (cadê a cultura desses governos povo?! onde estão os turismólogos, os arquitetos, os letrados arqueólogos etc. até convento lá existiu... basta "arqueologizar" rsrs... bem, só não tem ainda pousadas para quem deseja passar uns dias de "zenando" por lá, mas quem sabe, já que São Lourenço será uma das cidades da Copa de 2014... quem sabe, o governo não resolva contruir lá uns hoteis...rsrsrs... meus parabéns pela equipe... por te trabalho de redescoberta! sim... meus pais moram na casa grande (antigo engenho colégio. ela foi construída pelos portugueses e posteriormente pertenceu aos Jesuítas... agoras meus pais moram nela...rsrs vejam só... valeu...
podem enviar alguma proposta para mim: claudsdb@yahoo.com.br
obs.: não moro mais lá, mas, até hoje continuo visitando a Bela Matriz da Luz ou quer dizer: "A BELA ADORMECIDA"...

Cláudio Oliveira disse...

gente perdão pelos equívocos cometidos no texto acima, estava tão apressado que nem corrigi-lo.
mas deu para entender pelo menos...rsrsrs

Anônimo disse...

e otimo para o nosso brasil que pessoas como voces fazer esse trabalho de reconhecimento da nossa historia parabens.

Geraldino disse...

sou natural de matriz da Luz e fico muito triste por esse lugar não ter um vereador gostaria que a população tivesse mas consciência na próxima eleição.

RODRIGO (DIGO) disse...

OLA MEU NOME É RODRIGO MANOEL CONHECIDO COMO DIGO EU MOREI AI 19 ANOS E AGORA ESTOU EM SP MAIS ADOREI MORAR AI E FICO FELIZ QUE MATRIZ DA LUZ TEM UM SITE PRA MOSTRAR TODAS AS MARAVILHA QUE ESSE LUGAR TEM DE BOM ESPERO QUE A DOIS ANO EU RETORNE AI POR QUE ESROU EM SP MAIS MINHA TERRA É MATRIZ DA LUZ QUE AMO DE CORAÇÃO DEIXEI MINHAS AMIZADES TODAS AI MAIS SINTO QUE CADA VEZ MAIS PERTO VOLTAREI A RETOENAR A ESTE LUGAR MESMO QUE SEJA A PSSEIO MAIS VOU AI...

Anônimo disse...

Apesar deste lugar ser discriminado por várias pessoas,estas imagens mostram as riquezas do nosso Brasil, venha conhecer tudo isso de perto, você vai se surpreender com este pequeno bairro que guarda pessoas riquíssimas em hospitalidade.

Anônimo disse...

Apesar da descriminação de muitas pessoas a respeito deste bairro me orgulho em morar nele onde ha pessoas hospitaleiras. Valeu Matriz da Luz!

Anônimo disse...

Paula- Poxa, moro em matriz da luza a 7 anos, e amo demais aquele lugar!!!

NENÉU disse...

MEU NOME É NENÉU HOJE MORO EM SP DESDE JANEIRO DE 1995 MAIS SINTO MUITA SAUDADE DESSE LUGAR TODAS AS VEZES QUE TENHO OPORTUNIDADE DE IR PARA MATRIZ DA LUZ REVÊ A FAMILIA EU MAIS COM OS MEUS AMIGOS DO QUE COM A MINHA FAMILIA VOU CITAR ALGUNS DELES PORQUE SÃO MUITOS, BADARÓ,NEQUINHO DE SEU MANEZINHO,DINHO DE ZÉ CARGUEIRO,ZÉ ALICATE,JAELSON,WANDERLEY FILHO DE WALDIR,ROSINALDO DE ROSENO,ETC. UM GRANDE ABRAÇOS PARA TODOS VOCÊS ........

Unknown disse...

Venha conhecer matriz da luz de perto ou vila de nossa senhora da luz esse ano a festa vai ser iniciada no dia 25/01/13 e terminara no dia 03/02/13 vocês que não conhece matriz da luz ou nila de nossa senhora da luz pode vim conhecer é um lugar maravilhoso tenho certeza que vc ñ vai se arrepender

Unknown disse...

Venha conhecer matriz da luz de perto ou vila de nossa senhora da luz esse ano a festa vai ser iniciada no dia 25/01/13 e terminara no dia 03/02/13 vocês que não conhece matriz da luz ou nila de nossa senhora da luz pode vim conhecer é um lugar maravilhoso tenho certeza que vc ñ vai se arrepender

Unknown disse...

NASCI AI E ME BATIZEI NESTA IGREJA E MINHA TIA MORA NA CASA ONDE ERA DE MEU AVO, A POSTADA NA FOTO DE VERDE E AMARELA......ANOS QUE NAO VOLTO EM MATRIZ DA LUZ, SAUDADES DE MEUS TIOS TIAS E PRIMOS.....SE DEUS QUISER 2014 ESTAREI AI MATANDO A SAUDADE....

Unknown disse...

olá meu nome é JAQUELINE, SOU FILHA DE NENEN e irmã de JEFERSON que faz parte da associação dos moradores. moro na rua são joão desde que nasci. não conheço outra bairro melhor pra se morar. sou cátólica fui coroinha da igreja noossa senhora da luz, fui catequista e legionária, se você conhece não esquece e se não, vale apena viu! obrigado pela atenção.

Unknown disse...

Apesar de morar em Jaboatão uma cidade vizinha nunca tinha ido em matriz da luz, essa semana tive o privilégio de conhecer gostei muito, parabéns pra esse povoado tão lindo.

Unknown disse...

Apesar de morar em Jaboatão uma cidade vizinha nunca tinha ido em matriz da luz, essa semana tive o privilégio de conhecer gostei muito, parabéns pra esse povoado tão lindo.

Edmilson disse...

Terra maravilhosa , de gente grande , matriz está a uma distância de recife 40KM. Gosto muito desse lugar histórico e único. SAP 9 96043365