sexta-feira, 28 de setembro de 2007

O Turismo cultural em Brejo da Madre de Deus

O município de Brejo da Madre de Deus, localizado na região do Agreste pernambucano, a 192 km do Recife, além de possuir vários atrativos naturais também se destaca por seu potencial para o turismo cultural. E se engana quem acha que esse potencial se limita à Paixão de Cristo de Nova Jerusalém! A cidade conta com inúmeros atrativos que vão desde prédios tombados pelo patrimônio histórico até sítios arqueológicos e monumentos.

No distrito de Fazenda Nova encontra-se a cidade-teatro de Nova Jerusalém, maior teatro ao ar livre do mundo onde todos os anos é realizada a exibição da Paixão de Cristo. Este evento possui repercussão internacional atraindo anualmente milhares de turistas durante a semana santa. Além da exibição da Paixão de Cristo é realizada no local a encenação da peça “Noite Feliz” durante o natal. Na Pousada da Paixão, localizada dentro do teatro encontra-se o Museu Plínio Pacheco que foi o responsável pelo início das obras de construção de Nova Jerusalém.
Mas Brejo da Madre de Deus vai além da Paixão de Cristo. Próximo a Fazenda Nova existe o Parque das Esculturas Monumentais Nilo Coelho, tombado a nível estadual e que conta com peças esculpidas em granito representando personagens típicas da cultura nordestina feitas por artistas da região. Localiza-se em Fazenda Nova.



Na sede da cidade encontram-se vários edifícios e prédios históricos que se destacam por sua tipologia e arquitetura. Entre esses as igrejas, o casario do século XIX e alguns edifícios isolados chamam bastante a atenção por sua beleza, sendo alguns tombados pela FUNDARPE (inclusive o próprio sito histórico da cidade). O casario pode ser observado em várias ruas com seus azulejos portugueses nas fachadas e coberturas em telha colonial formando um belo cenário que remete o visitante ao final do século XIX.





O edifício de maior destaque na cidade é a Casa da Câmara e cadeia, construída em 1845 pelo engenheiro francês Louis Valthier, autor de obras importantes na capital como o Teatro de Santa Isabel. Brejo conta ainda com o Museu Histórico instalado num sobrado do século XIX revestido de azulejos contendo um rico acervo com peças que contam a história da cidade como utensílios do período colonial e imperial. Esse museu conta ainda com um acervo arqueológico e paleontológico composto por fósseis de animais pré-históricos e evidências do homem pré-histórico.



Entre as igrejas, a Matriz de São José se mostra imponente na paisagem, localizada num ponto alto da cidade e construída em 1792 em estilo barroco. Já a Igreja do Bom Conselho localiza-se na praça de mesmo nome e foi construída em 1868. E há ainda a Capela da Mãe Rainha situada no alto de uma colina onde se tem uma bela visão panorâmica da localidade. Foi construída em novembro de 1990.



Mas Brejo da madre de Deus tem ainda muita história pra contar. Com 18 sítios arqueológicos o município se destaca pelo seu grande potencial para o turismo voltado para esse segmento. Brejo conta com 3 cemitérios indígenas, entre os quais a Furna do Estrago é o mais importante e conhecido pois neste sítio forma encontrados 83 esqueletos registrados pela equipe de arqueologia da Unicap. Esse esqueletos remontam a idade de 2 mil anos e foram encontrados em posição fetal. Além dos cemitérios pré-históricos o visitante poderá conhecer também sítios de pintura rupestre como a Pedra da Lua (no caminho entre Fazenda Nova e a sede da cidade), Pedra do Letreiro, do Caboclo, Pedra grande do Horácio e próximo a própria Furna do Estrago. Essas pinturas contém representações do modo de vida do homem pré-histórico como festa, rituais, cerimônias e atividades cotidianas.





Assim, o município de Brejo da Madre de Deus revela um imenso potencial a ser explorado pelos turistas interessados em enriquecer seus conhecimentos e aprender mais sobre nossa cultura, tanto de épocas recentes como a cultura de épocas longínquas. É importante que todos saibam que Brejo da madre de Deus tem um espetáculo cultural maior a oferecer, além da Paixão de Cristo!

James Davidson

6 comentários:

Anônimo disse...

Belíssimo projeto o de vocês. Estão de parabéns por essa belíssima iniciativa. Espero sinceramente que consigam atingir seus objetivos e que esse projeto consiga ter ainda mais divulgação.
Conheci o site de vocês na segunda na FFPNM e me encantei com tal trabalho.Parabéns a todos os envolvidos e boa sorte a todos!

Silas Aventura disse...

Ótimo artigo, moro nessa cidade rica por natureza, fiz um site relacionando o turismo da regiao.
www.brejoaventura.com

Unknown disse...

vc estar de Parabens, por este trabalho, só que faltou vc falar que Brejo alem de tudo que vcs mostraran tem O ponto mas alto de Pernambuco, "a Serra do ponto onde tambem tem uma piramide feita pelo o Francês Valtier usada para ver O farol do porto em recife, para da rumo ao primeiro desenho do mapa do nosso estado temos tambem, temos A mata do Bitury Uma mata com avores com mas de 2000 anos uma coisa linda, tambem ensenamos O Alto de Natal no Centro da cidade todo dia 25 de Dezembro uma perça que conta a historia do nascimento de Jesus no centro da cidade atraindo mas de 6.000 mil pessoas para assistis a cada ano. Isso é Brejo da Madre de Deus.

nildo pessoa disse...

um paraíso.... moro aki tb!


www.brejofest.blogspot.com

Unknown disse...

Cidade maravilhosa, nasci e me criei na sua tamanha natureza esplendida

Matheus Nunes disse...

Belissima cidade resido nela desde de 95 um paraiso pra se viver .