domingo, 30 de setembro de 2007

Fortaleza do Buraco

Como encerramento do primeiro mês de pesquisas, o PE REDESCOBERTO resgata um patrimônio cheio de história e ao mesmo tempo esquecido e até desconhecido para muitas pessoas.

Estamos falando sobre a Fortaleza do Buraco, situada no istmo (cordão arenoso) onde ligava Olinda e Recife que nos proporciona uma bela visão do porto até a chegada do nosso destino, onde podemos desfrutar de uma deslumbrante paisagem dos arrecifes e dos diferentes rocamentos de contenção da maré, além de grandes navios ancorados e belas aves.

No ano de 1919 no governo de Manoel Antônio Pereira Borba, a Fortaleza do Buraco que por razões políticas territoriais, determinou limites entre os municípios de Recife e Olinda estabelecida por uma lei sancionada em 10 de junho do mesmo ano pelo Congresso Legislativo do Estado de Pernambuco.

A Fortaleza do Buraco está localizada ao norte do porto do Recife, próximo a Escola de Aprendizes Marinheiros. Conhecida também como Fortaleza de Santo Antônio, teve sua construção no início do séc. XVIII e foi tombada no ano de 1938 pelo Governo Federal.

Em 19 de janeiro de 1955 foi destombada a pedido do Ministério da Marinha, baseado no cumprimento ao decreto de Lei do presidente Juscelino Kubitcheck. Teve parte de sua estrutura demolida no ano de 1953 (antes do destombamento) e em 1958 com a destruição do Forte e construção dos novos cais, diques e prolongamento do porto.

No ano de 2000 os escombros da Fortaleza foram retombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Nos dias atuais este local que no passado foi de grande importância para o Estado, está abandonado e esquecido como citamos anteriormente, até mesmo pelo difícil acesso, sendo possível chegar apenas de barco e pela falta de incentivo governamental em divulgar o que temos de mais importante, a nossa história, e foi com esse objetivo que a equipe resgatou com muito orgulho mais um patrimônio cultural na memória de todos.

Osvaldo Ferreira
Prof. de História

9 comentários:

Unknown disse...

Fotos perfeitas, lugares lindoss...da vontade de conhecer!

=]

Anônimo disse...

Esse site me chamou muita atenção,Pois ñ tinha conhecimento desse local ,e essas informações lá existentes.

Anônimo disse...

Bela matéria, desenvolvida por uma equipe de qualidade e escrita por um grande historiador! ParabénslOsvaldo, continue assim meu amigo!

abraços

Anônimo disse...

Muito Boa a Máteria, ta de Parabens. E o Blg Esta Muito Bom.

Anônimo disse...

parabéns.....
as postagens estão OTIMAS
as fotos estão OTIMAS
e vocês souberam nós chamar a atenção para o paraíso em que vivemos e não damos o valor.

:D

Anônimo disse...

noooosa... embaixo do nosso nariz hein? ... essa iniciativa eh muito importante e precisa ser reconhecida! Dou os Parabéns ao Prof Osvaldo pelo ótimo trabalho realizado!

abraços!

Anônimo disse...

Sao Paulo, 03|02|08 Maria de Fatima hoje bateu uma saudade do local onde nasci e ca estou eu tentando entender como euera tao infantil aos 13 anos quando vim para Sao Paulo lenbro que a nova jerusalem estava começando pelo ao menos acho que era sosei que ficava entre sitio preguiça e brejo da Madre de Deus hoje com 53 anos fico babando com as belezas de minha terra na cidade ainda tenho muitos parentes desconhecidos minha madrinha de crisma esposa do enfermeiro e alfaiate Jose Guerra provavelmente nao vivem mais deixo meus Parabems aos governantes de minha terra E ate breve.

Anônimo disse...

Fatima, desejo voltar para conhecer nova jerusalem vim para sao paulo quando nascia nova jerusalem ja se passaram 40 anos tenho esperança de rever a cidade onde nasci Parabems aos responsaveis pelo desenvolvimento da cidade.

João Eurico disse...

Fiz um vídeo na Fortaleza do Buraco

http://m.youtube.com/index?desktop_uri=%2F&gl=BR#/watch?xl=xl_blazer&v=WJVKd3cyw2Q