quinta-feira, 19 de junho de 2008

Pontal da Ilha - Itamaracá

Por James Davidson




A Ilha de Itamaracá fica localizada no litoral norte do estado de Pernambuco. É também um município que pertence a Região Metropolitana do Recife e muito conhecido por suas praias e belezas naturais. Itamaracá tem também muita história pra contar e muita cultura para ser explorada podendo-se citar locais como a Vila Velha, o Forte Orange, antigos engenhos, etc.




Separada do continente por um canal - o Canal de Santa Cruz - a ilha formou-se através de uma falha geológica que foi ocupada pelos estuários de vários rios. O Canal de Santa Cruz é, então, um grande manguezal onde a alternância das águas das marés controlam o ritmo da vida.





A Praia de Pontal da Ilha, como o próprio nome diz, fica situada na ponta norte de Itamaracá, separada da Praia de Barra de Catuama pelo referido canal. É a última praia da ilha, quando se parte em direção norte e se destaca pela beleza da natureza local e pelo seu pôr-do-sol.




No pontal, encontra-se um belo manguezal, relativamente bem preservado, onde é possível encontrar espécies típicas como caranguejos, siris, aratus, xiés, moluscos, peixes, entre outras, em relativa abundância. Na praia, é possível ainda se encontrar a maria-farinha, crustáceo praticamente extinto em outras praias de nosso litoral! É uma pena que os ecossitemas estão cada vez mais ameaçados pela ignorância e estupidez humanas!




Mas a grande atração local é o pôr-do-sol. Quando chega o final da tarde, muitas pessoas deslocam-se para uma ponta arenosa, bem na extremidade da ilha, para apreciar com seus parentes, amigos, companheiros, etc o sol mergulhar no horizonte. As belas cores do céu fascinam os presentes que também podem fazer a travessia do local para o outro lado do canal, onde se encontra a Praia de Atapuz.





Do Pontal da Ilha é possível avistar também a Praia de Barra de Catuama e a Ilha de Itapessoca, em Goiana, com seus mangues, condomínios, edifícios, etc. O trecho não é bom para o banho devido à correnteza e a profundidade do local, mas mais ao sul as águas são tranquilas.



Quem puder não perca a oportunidade de conhecer a Ilha de Itamaracá, em especial o Pontal da Ilha!

Um comentário:

GM Soares disse...

Cheguei nesse pontal por acasso, vindo da praia dos golfinhos, errei o caminho e fui parar no pontal. Pra minha sorte, era final de tarde, em pleno verão e sem nuvens. O locl sem dúvida é impar e nada divulgado. Precisamos descobrir e preservar esse maravilhoso eco sistema.