sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

São Lourenço da Mata

Por James Davidson





As terras do atual município de São Lourenço da Mata situam-se no Vale do Capibaribe e eram conhecidas desde o século XVI como "matas do Brasil". Essa região era famosa pela exploração de pau-brasil, pois era a principal produtora desse produto no país. Ainda hoje São Lourenço possui uma das principais sementeiras de pau-brasil da nação. A região era habitada pelos índios tupinambás.





A origem da cidade está ligada a essa atividade econômica, já que o pau-brasil era levado por índios e negros em carros-de-boi até um ponto nas margens do Rio Capibaribe de onde era levado em canoas até o porto do Recife. Nesse local surgiu a povoação de São Lourenço cuja igreja matriz foi inaugurada na data de 1621. Em 1630 a povoação contava com mais ou menos 300 habitantes e contava com 8 engenhos de açúcar como o Muribara,o São João, o Maciape e o São Bento, segundo um documento holandês.






São Lourenço teve grande participação na guerra holandesa pois foi palco de vários eventos e confrontos entre holandeses e portugueses. O Engenho Maciape, pertencente a Francisco do Rego, chegou a ser dominado pelos flamengos. O vale do Rio Tapacurá foi percorrido por estes até os Montes das Tabocas.









Hoje, São Lourenço da Mata conta com muitos marcos históricos como engenhos, usinas, igrejas, que remontam aos tempos coloniais. Entre estes podemos citar Igreja Matriz de São Lourenço, as usinas Capibaribe e Tiúma, e vários engenhos de cana-de-açúcar.









A Igreja Matriz de São Lourenço da Mata data de 1621 e sofreu várias reformas e ampliações até chegar aos dias atuais. Localiza-se no Centro da cidade, no alto de uma colina em frente a um grande largo e a prefeitura Municipal, outro prédio de interesse arquitetônico. Junto, encontra-se também um modesto casario com casas com características do início do século XX.








O município conta ainda com muitos engenhos e, além dos já citados destacam-se o Engenho Tapacurá (tombado pela FUNDARPE), Penedo de Cima, de Baixo, São José, Bela Rosa, Constantino, entre outros. O Engenho Cangaçá possui uma bela casa-grande alpendrada, com arcos e antiga fábrica. Situa-se também no centro da cidade.








As ruínas das usinas são outros atrativos turísticos. A Usina Capibaribe, fundada em 1927, pertencente a Leôncio Araújo, foi destivada em 1962 e hoje serve de garagem de ônibus. Já Usina Tiúma localiza-se no bairro de mesmo nome e foi fundada em 1881 e funcionou até 1979. Depois, passou a ser destilaria e foi destivada posteriormente. Hoje, só restam suas ruínas.






E para finalizar, São Lourenço da Mata oferece uma linda imagem do Rio Capibaribe através da ponte sobre o rio. É mais um local interesse a poucos quilômetros do Recife.







9 comentários:

Anônimo disse...

São Lourenço ée uma cidade muiito bonita..:D
E nela mora-se pessoas muito especiais!

s2

Brúùh disse...

Olá, sou de São Vicente/SP gostaria se alguém souber, me passar o endereço ou algum tipo de contato com a Igreja Matriz de São Lourenço, pois preciso de uma documentãção de lá!
BJu Fiquem com Deus!

Bruna

Anônimo disse...

muito bom para o henriquecimento da historiografia pernambucana e o resgate da história que encontra-se encoberta

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog de excelente conteúdo.

Unknown disse...

Gostei muito de relembrar os antepassados t de parabéns pelo blog

Dete disse...

Onde seria a localizacao do engenho Quizanga?

Unknown disse...

Fica no bairro de Tiúma

Anônimo disse...

Nasci no engenho bela rosa

Anônimo disse...

Eu naci também no engenho bela rosa queria pode ver como esta agora 🙂🙂