quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Pedra Furada - Venturosa

Por James Davidson



O município de Venturosa localiza-se no agreste do Estado de Pernambuco. É uma modesta cidade enclavada numa região cercada por maciços rochosos que se destacam na paisagem formando várias elevações. Limita-se com os municípios de Pesqueira, Pedra, Alagoinha e Caetés, fazendo parte da região do Vale do Ipanema e banhada pela bacia do mesmo rio.
Em Venturosa, na zona rural do município, encontram-se belas formações rochosas de encantar a vista dos visitantes. Entre estas, chama a atenção a Pedra Furada, gigantesco monólito que se destaca por possuir uma passagem em seu interior, dando a mesma a aparência de um arco. Consiste em belo monumento que a natureza construiu e que continua em pé para nossa admiração.
A Pedra Furada é, na realidade, uma única rocha - um granito - de textura grossa onde percebe-se claramente os minerais componentes (quartzo, micas, feldspato, etc) e suas formas. O local oferece também uma bela visão do entorno, através do mirante existente onde se encontra um cruzeiro, no topo da rocha. De lá avista-se plantações, áreas de criação, açudes, vegetação nativa, habitações rurais, entre outras coisas.
Belo mesmo é a visão do pôr-do-sol da Pedra Furada e o despontar da Lua cheia sobre os montes. A Pedra Furada é um lugar realmete muito interessante para visitar e para os amantes da prática do acampamento, principalmente. Observar a lua e as estrela de um lugar como este deve ser realmente fascinate!

11 comentários:

Anônimo disse...

ESTAS FOTOS DA PEDRA FURADA ESTÃO UMA PERFEIÇÃO, ESTE LUGAR É MARAVILHOSO. VOCÊ QUE GOSTA DE AVENTURA, VISITE A PEDRA FURADA EM VENTUROSA-PE, LOCALIZADA A 249 KM DA CAPITAL.

Anônimo disse...

não exites outro lugar tão maravilhoso com pedra furada, foi um dos lugares inesquecivel que e ja conheci, loucura e quando vc concegue chegar no topo da pedra vc fica muito encantado.

Anônimo disse...

realmente eu amor esta cidade ,ja estou fora á mais de vinte anos,cinto muita saudade,um beijo para todo.

Anônimo disse...

A pedra furada é maravilhosa visite e confira..

Luanne disse...

Parabéns pelo Blog, James!
Adorei as informações sobre a Pedra furada.
Abraço!

Luanne (da Unicap)

erik sidney. disse...

fui pela primeira vez ao parque da pedra furada e sub ate o topo fiquei com muito medo mas a beleza desse lugar me deu coragem,fiquei encantado

sandra disse...

Eu e minha familia estivemos em Pedra Furada, é mágico ! Realmente muito lindo.

Anônimo disse...

Fui lá em 1998 em uma excursão da escola.
agradeço ao meu professor Vilela de ter nos levado a um lugar tão encantador.
nunca mais fui lá mais farei de tudo pra ainda voltar lá

Anônimo disse...

Estou da Alemanha e ja visitei muitos lugares no mundo. Passando a Venturosa um dono dum supermercado muito legal nos avisou que vale a pena visitar a pedra furada. E foi um dos lugares mais impressionantes que nunca vi. Que pena que até em Pernambuco este lugar tao lindo e tao pouco conhecido.

kico disse...

Trabalho com Turismo de Aventura e gostaria de conhecer a pedra furada para poder levar grupos para atividades de esportes de aventura como trilhas e rapel na pedra furada. Alguém tem o contato do sec. de turismo de lá?
silvioporto2010@hotmail.com

kico disse...

gostaria de saber o contato de sec. de turismo de Venturosa para articular ida de grupos para conhecer a pedra furada.
Grato.
silvioporto2006@gmail.com