sábado, 30 de agosto de 2008

Pombos

O município de Pombos está localizado a 60 km da capital, tendo seu acesso pela BR - 232 na mesoregião da Mata sul e microregião Vitória de Santo Antão. O município fundado no ano de 1963 é constituído pelo distrito Sede, e pelos povoados Nossa Senhora do Carmo e Dois Leões.


Sua vegetação é constituída por floresta hipoxerófila e seu clima apresenta verões secos e períodos chuvosos, e tem altidude de 208 metros.

Pombos está situado geologicamente no planalto da Borborema ou Serra das Russas como também é conhecido e inserido nos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe.

O nome Pombos é devido a grande presença desses animais na fauna da região que eram caçados pelos habitantes que denominaram a região inicialmente de São João nos Pombos e em seguida Pombos.


A região inicialmente foi povoada pelos irmãos José Manoel de Melo e Manoel Gomes de Assunção e posteriormente pelo padre Galdino Soares Pimentel e alguns e alguns outros habitantes.


Sua população está constituída por aproximadamente 24 429 habitantes na qual 40% localizada na zona rural. A economia da região está basicamente voltada para a agricultura tendo seu principal produto de cultivo o abacaxi.


Pombos oferece ao visitante um clima aconchegante sendo uma ótima opção para quem deseja descansar da agitação dos grandes centros urbanos nos contemplando com uma bela visão da natureza.




terça-feira, 12 de agosto de 2008

Vale do Catimbau

Por James Davidson



O Vale do Catimbau é hoje um Parque Nacional que está ainda em processo de desapropriação, situado no agreste de Pernambuco. Localiza-se principalmente nos municípios de Buíque, Tupanatinga, Inajá e Arcoverde. Constitue uma das mais belas regiões do estado e uma das mais importantes do ponto de vista turístico.

Assim como a Chapada Diamantina, o Vale do Catimbau é uma região sedimentar. O que chama atenção no lugar são as formas de relevo existentes, desenvolvidas sobre as rochas do local. Predominam na região o arenito, rocha sedimentar que, por causa da ação do intemperismo (chuvas, mudanças de temperatura) e da erosão, originaram formas bastante peculiares como chapadas, mesetas, morros testemunhos e pináculos.

As rochas do Vale do Catimbau fazem parte do Complexo Tucano-Jatobá, estrutura geológica sedimentar ligada ao Recôncavo Baiano e que se estende por quilômetros entre os estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas. Como o arenito é uma rocha bastante permeável, é possível encontrar na região muitas fontes naturais que emitem a água acumulada durante milhares de anos no aquífero subterrâneo. Assim, existem riachos e até cachoeiras na localidade.

Destaca-se na região o morro testemunho conhecido como Pedra do Cachorro, cuja aparência lembra o animal. O Morro do Elefante é outra estrutura interessante e localiza-se próximo a Reserva indígena dos índios Kapinawás. Parece com um elefante deitado. As torres são pequenas estruturas erodidas pelo vento e também muito famosas.

A Vila de Catimbau, pertencente ao município de Buíque, é o local de melhor acesso ao Parque. O Parque também possui pinturas rupestres espalhadas pelas rochas da região, onde se destaca a Pedra da Concha, com pinturas que remetem às tradições Agreste e Nordeste. A vegetação de caatinga é outro aspecto que caracteriza o lugar.