quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Pedra Furada - Venturosa

Por James Davidson



O município de Venturosa localiza-se no agreste do Estado de Pernambuco. É uma modesta cidade enclavada numa região cercada por maciços rochosos que se destacam na paisagem formando várias elevações. Limita-se com os municípios de Pesqueira, Pedra, Alagoinha e Caetés, fazendo parte da região do Vale do Ipanema e banhada pela bacia do mesmo rio.
Em Venturosa, na zona rural do município, encontram-se belas formações rochosas de encantar a vista dos visitantes. Entre estas, chama a atenção a Pedra Furada, gigantesco monólito que se destaca por possuir uma passagem em seu interior, dando a mesma a aparência de um arco. Consiste em belo monumento que a natureza construiu e que continua em pé para nossa admiração.
A Pedra Furada é, na realidade, uma única rocha - um granito - de textura grossa onde percebe-se claramente os minerais componentes (quartzo, micas, feldspato, etc) e suas formas. O local oferece também uma bela visão do entorno, através do mirante existente onde se encontra um cruzeiro, no topo da rocha. De lá avista-se plantações, áreas de criação, açudes, vegetação nativa, habitações rurais, entre outras coisas.
Belo mesmo é a visão do pôr-do-sol da Pedra Furada e o despontar da Lua cheia sobre os montes. A Pedra Furada é um lugar realmete muito interessante para visitar e para os amantes da prática do acampamento, principalmente. Observar a lua e as estrela de um lugar como este deve ser realmente fascinate!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

São Lourenço da Mata

Por James Davidson





As terras do atual município de São Lourenço da Mata situam-se no Vale do Capibaribe e eram conhecidas desde o século XVI como "matas do Brasil". Essa região era famosa pela exploração de pau-brasil, pois era a principal produtora desse produto no país. Ainda hoje São Lourenço possui uma das principais sementeiras de pau-brasil da nação. A região era habitada pelos índios tupinambás.





A origem da cidade está ligada a essa atividade econômica, já que o pau-brasil era levado por índios e negros em carros-de-boi até um ponto nas margens do Rio Capibaribe de onde era levado em canoas até o porto do Recife. Nesse local surgiu a povoação de São Lourenço cuja igreja matriz foi inaugurada na data de 1621. Em 1630 a povoação contava com mais ou menos 300 habitantes e contava com 8 engenhos de açúcar como o Muribara,o São João, o Maciape e o São Bento, segundo um documento holandês.






São Lourenço teve grande participação na guerra holandesa pois foi palco de vários eventos e confrontos entre holandeses e portugueses. O Engenho Maciape, pertencente a Francisco do Rego, chegou a ser dominado pelos flamengos. O vale do Rio Tapacurá foi percorrido por estes até os Montes das Tabocas.









Hoje, São Lourenço da Mata conta com muitos marcos históricos como engenhos, usinas, igrejas, que remontam aos tempos coloniais. Entre estes podemos citar Igreja Matriz de São Lourenço, as usinas Capibaribe e Tiúma, e vários engenhos de cana-de-açúcar.









A Igreja Matriz de São Lourenço da Mata data de 1621 e sofreu várias reformas e ampliações até chegar aos dias atuais. Localiza-se no Centro da cidade, no alto de uma colina em frente a um grande largo e a prefeitura Municipal, outro prédio de interesse arquitetônico. Junto, encontra-se também um modesto casario com casas com características do início do século XX.








O município conta ainda com muitos engenhos e, além dos já citados destacam-se o Engenho Tapacurá (tombado pela FUNDARPE), Penedo de Cima, de Baixo, São José, Bela Rosa, Constantino, entre outros. O Engenho Cangaçá possui uma bela casa-grande alpendrada, com arcos e antiga fábrica. Situa-se também no centro da cidade.








As ruínas das usinas são outros atrativos turísticos. A Usina Capibaribe, fundada em 1927, pertencente a Leôncio Araújo, foi destivada em 1962 e hoje serve de garagem de ônibus. Já Usina Tiúma localiza-se no bairro de mesmo nome e foi fundada em 1881 e funcionou até 1979. Depois, passou a ser destilaria e foi destivada posteriormente. Hoje, só restam suas ruínas.






E para finalizar, São Lourenço da Mata oferece uma linda imagem do Rio Capibaribe através da ponte sobre o rio. É mais um local interesse a poucos quilômetros do Recife.