quinta-feira, 20 de março de 2008

Serra Negra

Seguindo pela BR – 232 chegamos ao município de Bezerros onde se localiza o distrito de Serra Negra.


Bezerros tem uma população de aproximadamente 58.984 habitantes e fica a 100 km da capital.

Os primeiros habitantes de Bezerros foram Terciano e Zenóbio Torres que possuíam fazendas de criação de gado, estes por sua vez foram substituídos por José Bezerra e Francisco Bezerra também irmãos. A partir daí, Bezerros começou a se desenvolver ganhando outras pequenas propriedades rurais e uma capela construída pelos irmãos Bezerra no ano de 1740 em pagamento a uma promessa feita a São José por parte de um dos irmãos que teve seu filho perdido numa floresta do município e foi encontrado após a promessa. A capela foi reformada e hoje é a igreja matriz de Bezerros.

Ainda existem outras versões que explicariam a origem do nome Bezerros como a de que primitivamente havia uma queimada de bezerros no local.

Serra Negra está localizada a 110 km do Recife, possui uma paisagem exuberante e nos proporciona um contato direto com a natureza, o parque ecológico e o mirante são umas das atrações de Serra Negra.

Quem chega a Serra Negra pode desfrutar ainda das trilhas ecológicas, as visitas as cavernas os mirantes e o parque ecológico. O distrito conta com a vila ao seu redor e a igreja de São Francisco Xavier e um pequeno povoado.


O nome Serra Negra é denominado a formação de nuvens que sombreiam a paisagem e mantém um clima sempre agradável durante o dia e frio durante a noite.


O mirante do parque ecológico possibilita uma visão privilegiada do planalto da Borborema e do divisor de águas dos rios Capibaribe e Ipojuca (vale do Ipojuca). O mirante possui aproximadamente 900m de altitude sendo um dos pontos mais altos da Serra onde é possível observar também a vila de Serra Negra, trechos de Bezerros, a leste a cidade de Gravatá.

A vegetação é composta por árvores, arbustos e bromélias.

Osvaldo Ferreira

Prof. de História

2 comentários:

Anônimo disse...

particulamente gostei bastante, pois procurei muito,e gostei desse resumo sobre serra negra.É´UMA PENA QUE NAO TEM TUDO.MAIS
obrigado.

INICIAL disse...

BOM EU ESTOU EM SP MAS NUMCA DEIXEI DE APRECIAR MINHAS RAIZES E NAO SOU DE SERRA NEGRA SOU DA CIDADE VIZINHA QUE E BEZERROS MAS AS FOTOS QUE ACABEI DE VER SAO LINDAS PODE NAO TER TUDO AI MESMO ASSIM E MARAVILHOSO QUANDO EU TIVER OORTUNIDADE DE IR AI NAO VOU PENSAR DUAS VEZES