sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Museu do Trem

A equipe do PE REDESCOBERTO vem com todo o vapor resgatar na história do Estado um meio de transporte que por muitos anos foi bastante significativo para economia local, estamos falando do trem.


Nos tempos modernos o trem é pouco utilizado, diria até, quase esquecido, apesar de ser um meio alternativo de locomoção que pouco agride o meio ambiente, perdeu suas características para os novos meios de transportes, nos grandes centros urbanos encontramos o moderno metrô, um transporte que substitui o trem mas que não se compara com o valor histórico e revolucionário presente nas antigas locomotivas, já que Pernambuco foi o primeiro estado no Nordeste a ter uma estrada de ferro e a segunda do Brasil. Por esse motivo coube a nossa equipe trazer de volta no tempo esse maravilhoso e revolucionário transporte que encontra-se repousando no museu do trem localizado no bairro de São José na estação Central do Metrô de Recife.


A estação que teve seu projeto arquitetado por Herculano Ramos, foi inaugurada em 1888 e abriga o museu desde 1972. A visita ao museu nos remete de imediato a época das velhas ferrovias com suas potentes máquinas sob trilhos, grandes locomotivas em sua maioria vindas do exterior através de acordos realizados entre o governo imperial e os ingleses de grandes companhias como Western of Brazil Railway Company.

Assim que chegamos em frente ao museu nos deparamos com a bela praça Mauá cujo nome tudo tem haver com as velhas máquinas adormecidas, pois foi o próprio Barão de Mauá (o Barão do café) que implantou a primeira ferrovia brasileira em 1852 entre Petrópolis e Rio de Janeiro.

Essa visita é um verdadeiro passeio na história já que as ferrovias ligavam o Recife a outros estados do Nordeste como Alagoas e regiões do próprio Estado de Pernambuco como o trecho Recife – Cabo inaugurado em 08 de fevereiro de 1858.

Não é só o museu que nos remete ao passado, mas também o caminho ao próprio museu está inserido neste passado, basta olhar em volta para perceber que tudo faz parte de um contexto histórico e cultural da cidade, Estação Central do Recife e Museu do Trem, Praça Mauá, Casa da Cultura (antiga Casa de Detenção), Ponte Velha, Rua da Aurora, Rua Velha e por fim Pátio de Santa Cruz, roteiro escolhido pela equipe. Cada local carregado de história e memória que valem a pena ser redescoberto por todos.


Osvaldo Ferreira

Prof. de História