sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Museu do Trem

A equipe do PE REDESCOBERTO vem com todo o vapor resgatar na história do Estado um meio de transporte que por muitos anos foi bastante significativo para economia local, estamos falando do trem.


Nos tempos modernos o trem é pouco utilizado, diria até, quase esquecido, apesar de ser um meio alternativo de locomoção que pouco agride o meio ambiente, perdeu suas características para os novos meios de transportes, nos grandes centros urbanos encontramos o moderno metrô, um transporte que substitui o trem mas que não se compara com o valor histórico e revolucionário presente nas antigas locomotivas, já que Pernambuco foi o primeiro estado no Nordeste a ter uma estrada de ferro e a segunda do Brasil. Por esse motivo coube a nossa equipe trazer de volta no tempo esse maravilhoso e revolucionário transporte que encontra-se repousando no museu do trem localizado no bairro de São José na estação Central do Metrô de Recife.


A estação que teve seu projeto arquitetado por Herculano Ramos, foi inaugurada em 1888 e abriga o museu desde 1972. A visita ao museu nos remete de imediato a época das velhas ferrovias com suas potentes máquinas sob trilhos, grandes locomotivas em sua maioria vindas do exterior através de acordos realizados entre o governo imperial e os ingleses de grandes companhias como Western of Brazil Railway Company.

Assim que chegamos em frente ao museu nos deparamos com a bela praça Mauá cujo nome tudo tem haver com as velhas máquinas adormecidas, pois foi o próprio Barão de Mauá (o Barão do café) que implantou a primeira ferrovia brasileira em 1852 entre Petrópolis e Rio de Janeiro.

Essa visita é um verdadeiro passeio na história já que as ferrovias ligavam o Recife a outros estados do Nordeste como Alagoas e regiões do próprio Estado de Pernambuco como o trecho Recife – Cabo inaugurado em 08 de fevereiro de 1858.

Não é só o museu que nos remete ao passado, mas também o caminho ao próprio museu está inserido neste passado, basta olhar em volta para perceber que tudo faz parte de um contexto histórico e cultural da cidade, Estação Central do Recife e Museu do Trem, Praça Mauá, Casa da Cultura (antiga Casa de Detenção), Ponte Velha, Rua da Aurora, Rua Velha e por fim Pátio de Santa Cruz, roteiro escolhido pela equipe. Cada local carregado de história e memória que valem a pena ser redescoberto por todos.


Osvaldo Ferreira

Prof. de História

8 comentários:

Anônimo disse...

gostei bastante sobre qe eu lir,pois apreendemos,pois assim termos uma noção que termos na nossa região..assim outras pessoas tem como saber da nossa cultura no recife.pois é vivendo e apredendo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Nossa... Não costumam dar muito valor ao museu do trem, o que é uma pena.
Isso é nossa cultura e como é recente , a evolução do trem, tem mais valor ainda!

Anônimo disse...

Realmente estão com um trabalho espetacular e de extrema importância para a sociedade, um museus de trem aberto ao publico, fundamental, tanto para incentivar a população em interessar-se pelos trens quanto em fundamental para explicações de sua originalidade.

Anônimo disse...

Desvelando as memórias do Recife...Parabéns pelo Blog...Continuem publicando suas pesquisas...Que só contribuem para preservação da História de nossa Cidade!

=]

Anônimo disse...

Hola soy Tomasso. Desde Córdoba,España os digo que qué bonito es vuestro pais.
Lo mejor la gente.
Como Verónica.
Como Nalba, Alfonso, Mariane, Frasco,Felipe...todos los brasileños que conozco soys geniales.
Un abrazo.
Espero algún día estar en Brasil.
Fdo. Tomasso Nevado.
Córdoba.España.
08/12/2007.

Anônimo disse...

É muito importante valorizar a história do nosso estado,mostrando peças, revelando a beleza de um dos meios de transporte mais utilizados na época, mas é um pena que lá não tem setor de informações para explicar a história do mesmo.

Anônimo disse...

-


naao goosteeii doo doocuumeentaariiooo..
poodeeriia seer meellhoorR..ee naaoo axeeii oo quee proocuraavaa praa relaataar eem meoo traabalhoo..: (

By?MiiStEEriiOsAa..dee peernaambucoo