terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Praia dos Carneiros - jóia do litoral sul de Pernambuco

Localizado no litoral sul de Pernambuco e pertencente à mesorregião da Mata, o município de Tamandaré é um dos mais ricos em atrativos turísticos da região. Dispondo de uma boa infra-estrutura turística e oferecendo muitos serviços como hospedagem e alimentação, Tamandaré destaca-se tanto por suas belezas naturais como por seus atrativos históricos e culturais.



Partindo de Recife, chega-se ao município pela Br 101 sul e pela PE 60. Com um belo litoral e com belas praias paradisíacas, o município de Tamandaré limita-se ao norte com Sirinhaém e Rio Formoso, ao sul com Barreiros, a oeste com Água Preta e aleste com o Oceano Atlântico. Seu território pertence às bacias hidrográficas dos Rios Formoso, Mamocambas e Una e seu relevo é composto por planície costeira e mares-de-morros, este último desenvolvido sobre rochas do embasamento cristalino.

Dois estuários delimitam o litoral do município: Ao norte o estuário do Rio Formoso separa Tamandaré do município de Sirinhaém. Ao sul as foz dos Rios Ilhetas e Mamocambas demarcam os limites com Barreiros. No estuário do Rio Formoso, encontra-se a bela Praia dos Carneiros, uma das mais bonitas do Brasil, com suas águas verdes, tranqüilas, pouco profundas e quase sem ondas. Dela, avista-se a Praia de Guadalupe (Sirinhaém) com suas belas falésias e seguindo em direção à montante do rio, já na confluência do Rio Formoso com o Rio Arinquindá, o Farol do Forte do Reduto(em Rio Formoso). No Rio ariquindá encontra-se vasto manguezal. Da Praia dos Carneiros é possível avistar também a Ilha de Santo Aleixo, única ilha de origem vulcânica do estado.






Os manguezais são ecossitemas importantíssimos para o ambiente marinho. Localizados em áreas de transição entre as águas doces e salgadas, na desembocadura dos rios e sob a influência constante das marés, os manguezais constituem as principais fontes de nutrientes para os seres vivos do oceano. Sua vegetação é conhecida como mangue e é composta por espécies adaptadas ao ambiente lodoso e lamoso e em constante variação do nível das marés. As principais espécies encontradas nessa vegetação são a Rizophora mangle (mangue vermelho), a Avicennia Schavriana(mangue preto ou canoé), Laguncularia Racenosa (mangue branco) e o conocarpus erectus(mangue-de-botão). Já a fauna característica é composta por caranguejos, siris, aratus, guaiamuns, xiés, ermitões, aves, etc.




Na Praia dos Carneiros encontram-se alguns maceiós, pequenos riachos que desaguam na praia. Indo em direção á Praia de Tamandaré, chega-se a um imenso arrecife de arenito que partindo da praia segue até a barra do Rio Formoso. Este arrecife é riquíssimo em biodiversidade, pois possui uma imensa variedade de espécies marinhas formando um ecossistema bastante preservado. Nele há várias espécies de corais com diversas colorações (esverdeados, azuis, vermelhos, etc). Infelizmente o aquecimento global está pondo em risco diversas espécies de corais em todo o mundo.




O arrecife de Tamandaré possui belas piscinas naturais de águas cristalinas onde se pode avistar o fundo. Há ainda muitos ouriços que requerem muita atenção dos visitantes, além de siris, peixes coloridos, moluscos, ermitões e outras espécies formando um rico ecossitema onde a vida marinha floresce. Devemos nos esforçar para que um local como este continue preservado como está e que outros arrecifes de arenito que já possuíram essa riqueza (como os do Recife) possam se recuperar.





E para completar o cenário da Praia dos Carneiros, não podemos nos esquecer da Capela de São Benedito, localizada bem á beira da praia dando um charme a mais à localidade. Sua beleza arquitetônica e suas cores branca e verde bem que combinam com as águas esverdeadas do lugar!










A Praia dos Carneiros tem esse nome porque suas terras pertenciam a família Carneiro. Atualmente está dividida em vérios lotes onde, infelizmente, seus proprietários dificultam o acesso à praia, restringindo o direito que é de todos de conhecerem e deslumbrarem de um local maravilhoso como é a Praia dos Carneiros. Quem tiver a oportunidade de conhecê-la, não rejeite esse paraíso!!!

Por James Davidson

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante James, continue assim. Parabéns.

Karine

Anônimo disse...

Aew James
adorei a praia...
quero conhecer...

abraços

Anônimo disse...

Que lindu stou apaixonada pela Praia dos Carneiros, na minha formatura vou pra lá...

Anônimo disse...

É possível chegar em Carneiros pela beira do mar vindo de Tamandaré?
Quero visitar este lugar em março.
Abs.

Unknown disse...

Visitei ontem e é realmente lindo.

Lucia Silva disse...

VISITEI E AMEI!!!
LINDO, PRINCIPALMENTE A CAPELA, PENA QUE ESTAVA FECHADA.
E TIVE ACESSO A PRAIA VINDO PELA BEIRA MAR.
MUITO BOM.
SONHO REALIZADO.