terça-feira, 29 de julho de 2008

Mais sobre Tamandaré

Por James Davidson


Além da Praia dos Carneiros, já referida anteriormente, o município de Tamandaré conta com outros atrativos turísticos de grande interesse e beleza. O que mais chama a atenção das pessoas são as praias, mas, além destas, Tamandaré conta ainda com um Forte, uma reserva biológica, manguezais e igrejas históricas.

A Praia de Tamandaré é a mais importante e badalada da região. Formada por duas baías, nela se encontram as ruínas da Igreja de São José, datada do século XIX. Nela também se encontra o Centro de Pesquisa e Extensão Pesqueira do Nordeste - CEPENE/IBAMA - que é responsável por estudos da fauna marinha da região e pela sua preservação. O CEPENE, por exemplo, monitora um imenso rochedo existente a poucos metros da costa que funciona como reduto de várias espécies marinhas, contribuindo para a preservação do ecossistema aquático. Uma das espécies ameaçadas estudadas pelo Centro que podemos citar é o grande e curioso peixe Nero.

Já a Praia de Campas conta com a Igreja de São Pedro, na beira-mar, cuja festividade acontece em junho com a realização de procissão marítima. É interessante observar que as igrejas existentes à beira-mar de várias praias tinham também a função de defesa durante o período colonial. Na praia de Boca da Barra encontra-se o estuário dos rios Mamocambinhas e Ilhetas que contam com um preservado manguezal.

O Forte de Tamandaré, ou Forte de Santo Inácio de Loyola é tombado a nível estadual pela FUNDARPE. Datado de 1691, teve grande importância durante a Guerra dos Cabanos (1831-1836). Hoje está sob a administração da Marinha do Brasil.

E para completar o passeio pelo município de Tamandaré, o visitante pode conhecer a Reserva Biológica de Saltinho, importante área de preservação ambiental, com vegetação de Mata Atlântica, que conta com uma sementeira para a produção de mudas e com uma rica fauna formada por tatus, sagüis, capivaras, paa-mel, etc. Para ter acesso, é preciso agendar com antecedência pedindo solicitação ao IBAMA, responsável pela administração da área.
Assim, Tamandaré é um local que reúne belezas naturais com atrativos históricos ao mesmo tempo.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Buíque – Paraíso Selvagem no Agreste

O município de Buíque está localizado no agreste do estado na divisa com sertão a 285km de Recife e começou a ser povoado em 1752. Buíque também é conhecida pela cidade em que o escritor Graciliano Ramos morou parte de sua vida.

A cidade é um ponto turístico muito importante para Pernambuco, pois é nela que esta situado o Vale do Catimbau, apresentando fauna e flora bastante ricas com varias espécies ainda preservadas.

O Vale do Catimbau é constituído de antigas formações rochosas que desenham a paisagem como a pedra do cachorro e a pedra do elefante esculpidas através resultado da erosão eólica, pedra que tomaram forma de animais e chamam a atenção de quem visita o lugar. Além da pedra do cachorro e da concha, encontramos ainda a pedra da concha, tendo sue acesso pela trilha ecológica feita com ajuda de guias da região, a pedra conhecida pelos antigos habitantes da região como pedra pintada, tem um grande valor histórico por trazer figuras rupestres que simbolizam possivelmente os primitivos costumes do agreste.


Além das trilhas e da magnífica paisagem da natureza, o parque nacional também conta com cânions, cavernas, cemitérios indígenas e um clima muito agradável e inconfundível que só o agreste possui.


Contando ainda com o excelente trabalho dos guias o visitante tem a oportunidade de contemplar o pôr do sol no alto de uma das pedras localizada em região de preservação indígena.


O Vale é o segundo maior parque arqueológico do Brasil com um extenso sitio arqueológico que atrai estudiosos e turistas para a região. Como curiosidade não podemos deixar de mencionar uma figura chamada Zé Bezerra, um agricultor e artesão que utiliza troncos secos de árvores para esculpir animais da região, carroças, carrancas entre outros objetos todos confeccionados manualmente de forma artesanal além de tocar instrumentos musicais também fabricados pelo próprio Zé Bezerra é mais um convite a todos que desejam fugir da cansativa rotina das grandes cidades.


Osvaldo Ferreira

Prof. de História